side-area-logo

Temporada de espetáculos em fevereiro de 2022

Em fevereiro a Persona Cia de Teatro estará em cartaz no Teatro Camarim, em Florianópolis. Informações nas imagens!

Persona Cia de Teatro celebra 20 anos com programação gratuita

A Persona Cia de Teatro foi fundada em 2001, em Florianópolis, SC. De lá pra cá o grupo se tornou um dos mais representativos e importantes do Estado, com trabalhos que já se apresentaram em circuitos como Palco Giratório Sesc, o Festival Latino-Americano de Teatro em Londres (CASA), assim como em importantes eventos no Brasil como Projeto Caixa Cultural, ou mesmo o projeto Emcena Catarina do SESC. Desde 2001 o grupo vem mantendo intensa atividade, com uma medida de um espetáculo a cada dois anos. Hoje o grupo possui em seu repertório 9 espetáculos e prepara um próximo para março de 2022.

Com o intuito de marcar os 20 anos de existência da companhia, o grupo realizará em fevereiro uma temporada gratuita com seus dois últimos espetáculos em repertório: o espetáculo adulto PARAÍSO, SC  e o infantil A BRUXINHA ARLETE.

Os dois espetáculos estarão em cartaz sempre aos sábados e domingos, no TEATRO CAMARIM – teatro localizado no bairro Estreito, em Florianópolis. Além disso, sessões de cinema acontecerão no mesmo espaço – o Cineclube Camarim – com filmes relacionados às temáticas dos espetáculos.

Para o mês de março, o grupo circulará pelas cidades de Joinville e Itajaí, com oficinas e apresentações e em abril haverá a estreia de seu mais novo espetáculo: ‘É difícil encontrar um homem bom’, a partir do conto da escritora Flannery O’Connor.

A Persona Cia Teatro tem como fundamento dos seus trabalhos a pesquisa que traça a relação entre elementos da composição musical e a arte da encenação. Todos os espetáculos trabalham a partir dessa correlação, desde o trabalho do ator à concepção da luz.

O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021 – Fundação Catarinense de Cultura – Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal.

OS ESPETÁCULOS

Paraíso, SC

No extremo oeste de Santa Catarina, na divisa do Brasil com a Argentina, está a cidade de Paraíso. Ponto de inspiração para este espetáculo, que conta a história de uma família simples que é acometida por uma série de episódios violentos.  

Assim como o filme Paris, Texas (1984) de Wim Wenders, onde Paris, na verdade se trata de uma cidade no interior do Texas e não a capital da França, temos aqui em no nosso Estado essa cidade chamada Paraíso, metáfora para um lugar de descanso, paz, beleza e eternidade, mas que guarda uma história trágica e que teve como uma das consequências, a separação entre mãe e filha por 20 anos.

Paraíso, SC é um espetáculo que conta toda a história somente com os elementos da música e das ações dos atores: não há texto falado em cena. A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações e da percepção, para o campo da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, sejam fundamentais para o entendimento dos afetos das personagens e do drama vivido por aquela família.

 A Bruxinha Arlete

A Bruxinha Arlete é um texto original escrito por Giselle Kincheski, a partir do universo de Franklin Cascaes. O imaginário do pesquisador catarinense, tão importante para a ilha de Florianópolis, se junta aqui ao universo da Comedia Del’Arte, da sonoridade medieval e do jogo cênico entre os atores, onde cada magia de cada bruxa tem sua representação corporal ou sonora.

O intuito aqui é trabalhar com o universo da imaginação da criança, fazendo com que cada uma possa vislumbrar as mágicas e os poderes de cada personagem, assim como o pequeno drama vivido por Arlete : uma bruxinha feliz consigo mesma, brincalhona e curiosa, cuja irmã está, de todas as maneiras, tentando arranjar um casamento para ela.

Com trilha sonora composta exclusivamente para o espetáculo, composta de canções com letras em português e que possuem como inspiração a sonoridade dos trovadores medievais, “A Bruxinha Arlete” é um espetáculo que fala sobre a aceitação de nós mesmos, tanto para conosco, quanto para a nossa família e amigos. É um espetáculo que busca, através da brincadeira e da imaginação, despertar para a criança a importância da personalidade, de dizer e expressar o que seu coração está a dizer.

SESSÕES DE CINEMA

Os filmes a serem exibidos serão todos eles relacionados ao universo dos espetáculos que estarão em cartaz no mês de fevereiro no Teatro Camarim. São eles:

A partir da temática do espetáculos A Bruxinha Arlete serão exibidos os filmes:

  • As Bruxas de Eastwick (1987) com direção de George Miller;
  •  Uma mulher do Outro Mundo (1945) com direção de David Lean

A partir da temática do espetáculo Paraíso, SC serão exibidos os filmes:

  • Paris, Texas (1984) com direção de Wim Wenders
  • A Sombra de uma dúvida (1943) com direção de Alfred Hitchcock

SERVIÇO:

Persona Cia de Teatro – 20 anos

O QUÊ: Temporada gratuita dos espetáculos Paraíso,SC (adulto) e A Bruxinha Arlete (infantil) e sessões gratuitas de cinema.

ONDE: TEATRO CAMARIM

Av. Santa Catarina, 1313 | Balneário do Estreito | Florianópolis | SC 

QUANDO: mês de Fevereiro de 2022 :

sábados às 15 horas (espetáculo infantil A Bruxinha Arlete) e

domingos às 20 horas (espetáculo adulto Paraíso, SC)

Sessões de cinema: domingos às 15 horas.

Ingresso: Todos os eventos são gratuitos

Informações e reservas: 48 – 9 9901 9366 (WhatsApp)

O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021 – Fundação Catarinense de Cultura – Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal.